2021 acabou e, como todos os anos, é hora de fazer um fechamento em nossas empresas para entender o que deu certo e o que não deu e assim podermos iniciar o planejamento 2022. O desafio é desenhar uma estratégia poderosa, mas clara e simples plano que nos ajuda a traçar o rumo do que devemos alcançar no curto, médio e longo prazo.
Se você não começou a planejar para 2022, pode estar atrasado!
Com a imprevisibilidade do futuro e a mudança inegável na forma como trabalhamos, o planejamento contra-intuitivo torna-se ainda mais importante para a sobrevivência dos negócios.
Anteriormente, tínhamos tendências históricas nas quais basear nossos planos futuros, para a maioria das empresas essas tendências foram invertidas.
Confira abaixo os pontos de atenção para o planejamento de 2022 e também dicas para tirar melhor proveito do seu planejamento estratégico!
Continue lendo!
Por que planejar é importante?
A primeira e talvez a mais importante etapa do processo de planejamento é entender que é necessário ter um plano.
Em termos de gestão, isso significa que você precisa estar ciente do ambiente do setor em que a empresa atua para poder identificar oportunidades de desenvolvimento. Você também deve estar ciente das operações internas da empresa para saber quando há um problema que precisa ser resolvido.
Depois de identificar as oportunidades, você pode começar a observar as ações que o ajudariam a aproveitar essas oportunidades. Por exemplo, talvez o governo esteja oferecendo contratos para empresas em seu setor. Se você está ciente disso, pode fazer um plano para ajudar sua empresa a concorrer a uma licitação.
Planejar também ajuda a identificar possíveis ameaças e problemas – te dando tempo hábil para se preparar e tomar decisões mais assertivas.
Além disso, permite que você saiba designar as pessoas certas para a função certa, além de resolver problemas internos que ajudem a melhorar os resultados, como melhoria de liderança, contratações, treinamentos, dentre outras medidas.
Quais são os principais pontos de atenção para o Planejamento 2022?
Os principais pontos de atenção para o próximo ano são a pandemia, cenário político e econômico instável, modelo de trabalho híbrido, mudanças no comportamento do consumidor e transformação digital.
Confira mais sobre:
Pandemia em 2022
Em 2020, quando se iniciou a pandemia do coronavírus e as medidas restritivas para controlar a circulação do vírus entraram em ação, poucos imaginaram que ela duraria tanto tempo.
Além de afetar a economia, modelos de trabalho e comercialização, a pandemia também traz mudanças de comportamento no consumidor. Agora, no final de 2021, temos a nova variante omicron e não sabemos ainda como será o futuro desta questão.
Por esses motivos, é que a Pandemia ainda deve ser considerada no Planejamento 2022 para empresas, que devem estar preparadas para uma nova onda ou restrições.
Cenário político e econômico
Economia em baixa, cenário político instável, inflação, desvalorização do real, aumento da taxa de desemprego, ano de eleições, previsão de menor crescimento do PIB.
O cenário atual do nosso país aponta tendência para redução de gastos e controle de recursos, e faz ainda mais necessário um bom planejamento estratégico para 2022.
Modelo de trabalho híbrido
Seus colaboradores não apenas se adaptaram ao trabalho remoto no último ano e meio – mas também agora esperam que isso faça parte de suas vidas no “novo normal”, com uma mistura de segurança, satisfação no trabalho e facilidade.
Embora possa haver benefícios em estar no escritório, muitos pensam que isso é superestimado ou pode ser facilmente adaptado a um estilo de trabalho remoto. Enquanto alguns preferem trabalhar no local, outros preferem trabalhar em casa, e isso deve ser levado em consideração no seu planejamento 2022.
Você provavelmente terá que encontrar uma maneira de acomodar as diversas necessidades de seus colaboradores e oferecer a eles uma gama de opções que também funcionam para você e para o resto de sua equipe.
Confira nossas dicas para modelos de trabalho remoto e híbrido:
- 5 dicas de gestão à distância para trabalho híbrido
- Como aumentar o engajamento de equipes Home Office
- 5 dicas de como engajar equipes no modelo híbrido
Cliente no centro e ambiente digital
A experiência do cliente está em constante evolução à medida que a tecnologia e as demandas dos clientes mudam, e nunca foi tão pertinente para as marcas investir em experiências perfeitas centradas no cliente.
Toda transformação que nosso mundo vem vivendo tem tido grande impacto na forma que o consumidor demanda e deseja, e o cliente hoje tem uma demanda muito maior de ter boas experiências e se sentir no centro. Algumas tendências são:
- Experiência imersiva
- Personalização
- Simplicidade nas escolhas
- e facilidade de comunicação online com a marca
A pesquisa da Gartner aponta: as pessoas ainda estão no centro de todos os negócios. E eles precisam de processos digitalizados para funcionar no ambiente de hoje.
Sua marca tem que ter presença no ambiente digital e se adaptar a atender a demanda desse cliente que hoje está muito mais inserido no ‘’online’’.
8 dicas para fazer um melhor planejamento 2022 na sua empresa
1- Diagnóstico: uma parte importante do seu planejamento
Essa é a etapa mais importante do seu planejamento 2022.
Não há como planejar o futuro sem entender o presente, e para tal, é necessário fazer um
diagnóstico da situação atual da empresa, com seus pontos fortes e fracos. Só assim é possível fazer um planejamento estratégico assertivo.
Não entender a situação presente é dar tiros às cegas. Pode gerar, por exemplo, um maior foco no planejamento financeiro quando a razão pela qual o financeiro não vai bem é devido a falta de engajamento de colaboradores derivado de uma liderança fraca.
Ou, ainda, colocar como objetivo a inovação quando se tem um quadro de colaboradores que não performa bem nesse quesito porque a cultura organizacional da empresa não dá espaço para a inovação.
Um diagnóstico bem feito irá apontar a situação atual da empresa em relação ao financeiro, pessoal, produtos e serviços, liderança, pontos fortes, fracos, cultura organizacional e também mostrará qual prioridade do que deve ser atendido para que os resultados da empresa sejam melhores, bem como quais os recursos e pessoas mais indicadas para cuidar de cada meta e objetivo.
Para facilitar o diagnóstico, colete informações sobre sua empresa, tais como:
- O último plano estratégico, mesmo que não seja atual
- Declaração de missão, declaração de visão, declaração de valores
- Plano de negócios
- Registros financeiros dos últimos anos
- Plano de marketing
- Outras informações, como SWOT do ano passado, números de vendas e projeções
Revise os dados coletados e faça as seguintes perguntas:
- Que tendências você vê?
- Existem áreas de pontos fortes ou fracos óbvios?
- Você está seguindo um plano ou apenas acompanhando o mercado?
Depois de identificar sua posição atual no mercado, é hora de determinar os objetivos que o ajudarão a atingir suas metas. Seus objetivos devem estar alinhados com a missão e a visão de sua empresa. E para isso é preciso estruturar as informações sobre o seu negócio. Veja a seguir!
2- Estruture o seu negócio, declare visão, missão e valores
Para tirar melhor proveito do seu planejamento, é preciso estruturar formalmente e entender o propósito da sua empresa. Ter o diagnóstico facilita nessa etapa.
Estruturas têm sido usadas por empresas de todos os tamanhos para atingir seus objetivos. Embora não haja duas estruturas estratégicas exatamente iguais, geralmente todas possuem os seguintes elementos:
Visão e Missão – Uma visão é essencialmente a intenção que uma empresa tem para o seu futuro (exemplo: se tornar a nº 1 na fabricação de brinquedos). Por outro lado, uma declaração de missão descreve os valores de uma empresa, bem como a forma como essa empresa pretende alcançar sua visão.
Forças Internas e Externas – Este elemento refere-se a forças dentro e fora da empresa, que podem contribuir para o seu sucesso. Por exemplo, uma força interna pode ser a equipe de liderança de uma organização, enquanto uma força externa pode incluir um clima de negócios favorável.
Tarefas, objetivos e metas – os colaboradores realizam tarefas para cumprir objetivos de curto prazo. Esses objetivos de curto prazo são desenvolvidos para ajudar as empresas a alcançar suas metas de longo prazo. Devem ser claros e executáveis. Falaremos mais sobre a seguir.
Prazos – os prazos criam urgência, ao mesmo tempo que estabelecem uma visão de quando certos objetivos precisam ser cumpridos. Além disso, os prazos ajudam as empresas a medir seu progresso.
Um bom planejamento deve estar de acordo com a visão, missão e valores da empresa, guiando todas as ações da empresa, dessa forma:
Como estrutura para sua análise inicial, faça uma análise SWOT. Com a entrada de executivos, clientes e dados de mercado externo, você pode categorizar rapidamente suas descobertas como Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças (SWOT) para esclarecer sua posição atual.
À medida que você sintetiza essas informações, sua posição estratégica única no mercado ficará clara e você poderá começar a solidificar alguns objetivos estratégicos importantes.
Com o diagnóstico e estrutura feitos, é possível identificar questões estratégicas, que podem ser problemas, oportunidades, mudanças de mercado ou qualquer outra coisa que precise de uma solução ou decisão.
Exemplos de perguntas a serem feitas:
- Como iremos crescer, estabilizar ou retrair a fim de sustentar nossa organização no futuro?
- Como iremos diversificar nossa receita para reduzir nossa dependência de um grande cliente?
- O que devemos fazer para melhorar nossa estrutura de custos e permanecer competitivos?
- Como e onde devemos inovar nossos produtos e serviços?
3- Tenha um propósito claro
Tenha claro o objetivo ou porquê da sua organização. As empresas em crescimento sabem onde desejam estar nos próximos 10 ou 20 anos, e isso é fundamental porque serve de bússola para todos na organização e, embora o caos prevaleça e o caminho mude constantemente, sua empresa continuará rumo ao seu grande objetivo.
Um propósito também ajuda a manter toda a sua equipe motivada e alinhada, pois todos sabem o que fazer para mover a empresa nessa direção. Marcas que têm um propósito claro experimentam 400% mais lucratividade do que aquelas que não têm.
4 – Priorize objetivos e trace metas S.M.A.R.T.
Metas SMART são metas de negócios que, como a palavra diz, são inteligentes. SMART é um acróstico para Specific, Measurable, Attainable, Relevant, Time Based, ou, em português:
- Específica
- Mensurável
- Alcançável
- Relevante
- Temporal
As metas SMART são úteis para determinar um cronograma e identificar os recursos necessários para atingir as metas, bem como os principais indicadores de desempenho (KPIs) para tornar seu sucesso mensurável.
Para que uma meta seja SMART, ele deve atender às 5 características que marcam sua sigla:
Específica: uma boa meta é específica. Nada de “quero aumentar as vendas”. Um exemplo de meta específica é “quero aumentar as vendas do meu produto x em 60% no e-commerce até o segundo semestre”.
Mensurável: um objetivo mensurável é aquele que é quantificável e que seu desempenho pode ser medido por meio de métricas. Nesse caso, a questão principal é “Qual KPI ou indicador medirá sua eficácia e eficiência?”
Alcançável: uma meta alcançável é uma meta realista baseada nas circunstâncias, no contexto e no mercado. A questão-chave é: “é um objetivo razoável, levando em consideração a situação interna e externa da empresa? ”.
Relevante: Um objetivo relevante é aquele que é importante para o negócio e cujo cumprimento afeta significativamente a empresa. Para que um objetivo seja relevante, ele deve estar relacionado aos objetivos gerais de desenvolvimento de negócios. A pergunta nessa situação é “Por que ou para que esse objetivo é interessante?”
Temporal: Objetivo temporal é aquele que deve ser cumprido em um prazo previamente estabelecido. A questão aqui é “Quando esse objetivo deve ser alcançado?”
Com as metas SMART traçadas, priorize seus objetivos fazendo perguntas importantes, como:
- Qual dessas iniciativas terá o maior impacto no cumprimento da missão / visão de nossa empresa e na melhoria de nossa posição no mercado?
- Que tipos de impacto são mais importantes (por exemplo, aquisição de clientes x receita)?
- Como a competição reagirá?
- Quais iniciativas são mais urgentes?
- O que precisaremos fazer para cumprir nossos objetivos?
- Como iremos medir nosso progresso e determinar se alcançamos nossos objetivos?
5- Planeje sua gestão de pessoas / RH
O Planejamento de Recursos Humanos ou Gestão de Pessoas é o processo de prever os requisitos futuros de recursos humanos da organização e determinar como a capacidade de recursos humanos existente da organização pode ser utilizada para atender a esses requisitos.
O planejamento estratégico de RH também é importante do ponto de vista orçamentário para que você possa incluir custos como recrutamento e treinamento no orçamento operacional de sua organização.
Embora os planos de gestão de pessoas não sejam tão comuns, eles são muito importantes. O planejamento de gestão de pessoas vincula a gestão de RH diretamente ao plano estratégico de sua organização.
Os recursos humanos desempenham, sem dúvida, o papel mais importante no funcionamento de uma organização. O termo ‘recurso’ ou ‘recurso humano’ significa potenciais, habilidades, capacidades e habilidades, que podem ser desenvolvidos por meio de interação contínua em um ambiente organizacional.
Na economia baseada no talento de hoje, os recursos humanos são indiscutivelmente o ativo tangível mais importante da maioria das organizações. Apesar de sua importância, esse ativo muitas vezes não é cuidadosamente planejado, medido ou otimizado.
Isso significa que muitas organizações não estão suficientemente cientes das lacunas atuais ou futuras da força de trabalho que limitarão a execução da estratégia de negócios.
Quem executa todas as metas traçadas lá em cima, a visão, o contato com o cliente é sua equipe. Então, não importa quão bonito esteja o seu planejamento 2022 no papel, se você não fizer o planejamento de recursos humanos, você provavelmente irá falhar.
A produtividade organizacional, o crescimento das empresas e o desenvolvimento econômico dependem, em grande medida, da utilização eficaz das capacidades humanas.
Portanto, é essencial para uma organização tomar medidas para a utilização eficaz desses recursos. Mesmo uma pequena organização pode desenvolver um plano estratégico de RH para orientar as decisões sobre o futuro, com base em seu plano estratégico geral.
Para você tirar o maior proveito da sua equipe, ter mais engajamento e atrair e reter as pessoas certas para o propósito e objetivos da empresa, é preciso se atentar, também, à cultura organizacional, que é nosso próximo ponto!
6- A cultura organizacional é fundamental
O desenvolvimento de um plano estratégico é vital para o sucesso de uma organização, isso é fato.
Mas apenas desenvolver o plano não é suficiente: uma organização deve ser capaz de executar com eficiência essa estratégia para atingir seus objetivos de melhoria de desempenho. E a cultura da organização é muitas vezes o determinante mais importante na execução bem-sucedida.
A cultura organizacional é definida como as crenças, suposições, valores e formas de interação que contribuem para o ambiente social e psicológico único de uma organização. São padrões de comportamento consistentes e observáveis nas organizações. Basicamente, é a forma pela qual uma organização “faz as coisas”. O seu DNA. Sua impressão digital.
Se você ainda não entende a importância e impacto da cultura organizacional, corra e leia nosso post sobre: Cultura organizacional: o sucesso da sua empresa depende dela!
A implementação da estratégia depende de dois elementos essenciais:
- Construir e sustentar uma cultura organizacional que facilite e acelere a mudança
- Promover um senso de responsabilidade pessoal pela propriedade da execução da estratégia em todos os níveis da agência – do assistente administrativo à liderança sênior
Existem vários tipos de culturas, como por exemplo:
- Cultura Adhocrática: cultura dinâmica, empreendedora e inovadora
- Cultura de Clã: cultura colaborativa amigável voltada para as pessoas
- Cultura Hierárquica: cultura de controle estruturada e orientada para o processo
- Cultura de Mercado: cultura competitiva e orientada para resultados
Cada tipo de cultura é mais voltado a um determinado objetivo, proporcionando um ambiente propício àquele objetivo, atraindo e retendo o perfil correto de colaboradores para a empresa.
Para ficar mais claro, vamos falar sobre inovação, algo mandatório no mercado competitivo de hoje:
Você tem como objetivo que sua empresa seja mais inovadora, agregando maior valor aos produtos e serviços. No entanto, se você tem uma cultura que não aceita riscos e erros, com estrutura hierárquica muito rígida, que não estimula feedback, ideias e opiniões, você não conseguirá criar um ambiente inovador, e nem contratar pessoas inovadoras.
Conhecer sua cultura, melhorá-la ou até mudá-la é, portanto, necessário. Se você precisa de ajuda neste quesito, entre em contato com a Uppy – podemos ajudá-lo!
Faremos um diagnóstico do estado atual da sua empresa, identificando qual a cultura vigente, o perfil de cada colaborador, os objetivos de negócio e o planejamento estratégico, e definiremos o que é preciso para chegar lá, como fazer isso, e quem são os colaboradores que são mais indicados para cada tarefa, e também como aumentar seus potenciais.
7- Meça e acompanhe os resultados
90% das organizações falham na execução eficaz de seus planos estratégicos, de acordo com a Harvard Business School. Muitas vezes, isso se deve à falta de objetivos (KPIs) para os colaboradores, que devem estar vinculados aos objetivos gerais da empresa.
“O que não se mede não pode ser melhorado”, portanto, ter os dados corretos em tempo hábil com métricas precisas permite prever, tomar decisões melhores, retificar e resolver problemas específicos.
Ter os dados corretos permitirá que você conheça o andamento de cada área e ajuste o curso do que funciona e do que não funciona.
8 – Acompanhe tendências globais
Não estamos falando apenas sobre tendências específicas para o seu setor ou região. O surgimento de certas tecnologias e várias tendências sociais ou políticas, como a que vivemos na guerra comercial EUA versus China, são os tipos de eventos globais que podem afetar seus negócios, portanto, é importante estar ciente deles.
Ajude a sua empresa a crescer: invista nas pessoas!
São as pessoas que fazem acontecer nos negócios – portanto, invista neste recurso!
E conte conosco – a Uppy é especialista em pessoas, atuamos como uma consultoria de gestão estratégica de pessoas que estrutura sua empresa no seu melhor potencial.
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