4 dicas para melhorar a gestão emocional no trabalho

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gestão emocional no trabalho

Como anda a gestão emocional no trabalho e na sua equipe? Você contribui de fato com o desenvolvimento e as relações entre os seus colaboradores?

As emoções fazem parte da condição humana. Lidamos com elas em todas as nossas interações, todos os dias. Do trabalho à casa, aos eventos sociais, à vida e à família, nossas emoções mudam dependendo de muitos fatores. Portanto, realizar a gestão emocional no trabalho se torna imprescindível. 

Ter como objetivo um ambiente de negócios “livre de emoções” é completamente irreal. Muitos eventos imprevistos tornam impossível trabalhar em um ambiente emocionalmente controlado. O segredo do sucesso é aprender a gerenciar as emoções no local de trabalho.

Se você está em uma posição de liderança, você tem a pressão adicional para definir o tom a ser seguido pelos outros. É por isso que gerenciar emoções no local de trabalho nunca é uma coisa fácil de fazer quando você também está tentando gerenciar a produtividade de uma equipe.

Para te ajudar com isso, a Uppy, especialista em gestão de pessoas, separou algumas dicas básicas, mas muito efetivas, que você pode começar a aplicar hoje mesmo e melhorar os resultados da sua equipe!

Vamos lá? Continue lendo!

 

Como melhorar a gestão emocional no trabalho e na sua equipe em 4 passos

1- Dê feedback constante

É possível extrair o melhor das pessoas oferecendo os estímulos corretos. O papel do líder de equipe é saber sensibilizar as pessoas a partir de uma série de estratégias e a primeira e mais eficaz é o feedback constante

Seus colaboradores são um ativo importante para sua empresa, e é preciso zelar e cuidar deles. Assim, toda empresa precisa implantar um mecanismo onde os colaboradores estejam cientes do que estão fazendo bem e das melhorias que devem ocorrer.

É comum observar nas organizações uma falha nos processos de feedback. Independentemente do processo de avaliação da sua organização, devemos oferecer ao outro um feedback legítimo baseado em exemplos concretos e constantes, pois isso dá aos colaboradores uma percepção sobre a sua forma de funcionamento e dá a oportunidade de reparar. Entenda mais sobre esse processo!

A importância do feedback constante:

O feedback constante significa que os colaboradores não precisam esperar até uma data estabelecida para obter retornos sobre sua performance ou discutir um problema, preocupação ou ideia com seu líder. Um sistema eficaz de feedback constante permitirá esse tipo de diálogo em uma base regular, se concentrando no que um colaborador pode fazer agora para melhorar.

Esse tipo de feedback usa os pontos fortes do colaborador, áreas para melhoria, preocupações e paixões como ferramentas para discussão. 

Para colaboradores com alguma dificuldade específica, esse feedback se centra nos aspectos nos quais é possível melhorar, enquanto que para colaboradores que se destacam, o feedback constante ajuda a reforçar potencial e alavancar as fortalezas para benefício da equipe e da organização. 

De acordo com a Forbes, 89% dos líderes de RH concordam que o feedback constante é essencial para resultados bem-sucedidos.

Além disso, ele é um processo de mão dupla: os líderes não devem apenas dedicar tempo para dar feedback constantemente aos seus colaboradores, mas também devem dar a oportunidade a eles de expressarem suas opiniões, melhorando, assim, a gestão emocional no trabalho.

Colaboradores satisfeitos ficam felizes em trabalhar e dispostos a ir além, porque vêem sentido em seu trabalho e querem levar avante o propósito da empresa. É por isso que é crucial verificar como eles realmente estão se sentindo. E qual é a melhor maneira de fazer isso, senão perguntando diretamente?

 

2- Lidere pelo exemplo

Como os líderes engajam os seus colaboradores? Por meio de suas ações e da maneira como tratam as pessoas ao seu redor. 

A liderança é um processo no qual um indivíduo (o líder) influencia a atitude e o comportamento de sua equipe.

Uma de suas responsabilidades é inspirar as pessoas, logo, o líder deve ser exemplo, e seu discurso não pode ser dissociado da sua prática. Eu não posso exigir do outro aquilo que ele não enxerga em mim. Eu preciso ser, do outro, um exemplo.

Dessa forma, o líder auxilia outras pessoas a enxergar o que está por vir e a saber como agir de maneira rápida diante dos desafios ao longo do caminho. Se um grupo for liderado por alguém que possua poucas habilidades de liderança, ele poderá entrar frequentemente em conflito, com cada membro querendo fazer as coisas à sua própria maneira, já que falta o norteamento do líder. 

O  líder deve, portanto, apresentar qual é o caminho a ser seguido pelos membros de uma organização através do exemplo, envolvendo-se no processo.

 

3- Ofereça reforços positivos

Essa é uma excelente estratégia de comunicação quando se deseja que um comportamento seja recorrente. 

Basicamente, o reforço positivo oferece uma recompensa (estímulo) por meio de, por exemplo, apontamento de acertos, elogios e afins, para aumentar a incidência de um determinado comportamento. 

Infelizmente, em muitas organizações, é relatado que os profissionais só sabem que estão acertando no exercício de suas funções pela ausência de punição ou reclamação sobre os erros, o que é ineficaz. O uso do reforço positivo, além de motivar as pessoas e gerar maior engajamento, diz aos outros colaboradores ao redor que aquele padrão comportamental deve ser repetido, gerando maior recorrência sistematicamente. 

Em uma pesquisa realizada pela SurveyMonkey, 43% dos entrevistados afirmaram que se sentir valorizado os torna mais confiantes.  As pequenas coisas, como oferecer um sincero “Bom trabalho!” ajuda (e muito!) a influenciar positivamente as emoções dos seus colegas de equipe.

Além disso, um estudo descobriu que as empresas que gastam apenas 1% de sua folha de pagamento em reconhecimento têm 78% mais chances de obter resultados financeiros positivos. 

Portanto, para promover uma melhor gestão emocional no trabalho, reserve um tempo para valorizar cada membro de sua equipe de forma consistente.

 

4 – Pratique a empatia e a generosidade

Pode parecer algo simples, mas exercer a empatia no local de trabalho é essencial. 

Ela impacta diretamente a produtividade, engajamento e lealdade dos colaboradores, de acordo com a pesquisa realizada pela Empathy Monitor, em 2017. Confira alguns dados dessa pesquisa:

  • 77% dos colaboradores afirmaram ter mais disposição em trabalhar por mais horas em um ambiente de trabalho mais empático.
  • 92% dos profissionais de RH  relatam que a empatia no local de trabalho é um dos fatores mais importantes no quesito de retenção de funcionários.
  • 80% dos millennials afirmam que deixariam o emprego atual caso o ambiente fosse menos empático. 66% dos Baby Boomers afirmaram o mesmo.

No entanto, a empatia não é uma estratégia de gestão emocional no trabalho apenas para colaboradores: ela deve começar em nós mesmos. 

Se você é tão exigente consigo mesmo, você não é capaz de não ser punitivo em relação ao outro. Se você é tão exigente consigo mesmo ao ponto de se tornar seu próprio algoz, então o outro não consegue se vulnerabilizar na sua presença, tendo dificuldade de falar sobre um erro, de dizer que não sabe.

E quando esse ambiente corrosivo vai se cristalizando dentro de uma organização, vamos perdendo o vínculo de confiança, a dificuldade de apresentação ao erro se concretiza, as pessoas têm maior dificuldade de se comprometer, e notamos uma queda crescente em relação à performance e dificuldade de inovação. 

Esses são aspectos que devemos nos preocupar.

Quando pensamos em generosidade, nossos pensamentos se voltam automaticamente para presentes em dinheiro ou caridade. No contexto da liderança, existem outros dons que não têm valor monetário, mas cujo valor está além do preço. Isso inclui dar uma chance a alguém; dar a alguém o benefício da dúvida; e dar aos outros um motivo para quererem trabalhar para você. 

Implica dar aos outros liberdade, permissão para cometer erros e todas as informações de que precisam para fazer o trabalho. É dar a eles a autoridade que acompanha a responsabilidade – é dar-lhes o devido crédito por suas ideias. Em suma, tudo isso se traduz em generosidade de espírito, uma qualidade que admiramos nos líderes.

 

Pessoas sempre devem estar em primeiro lugar

Em toda relação de mercado, lidamos com pessoas. Na figura de líderes, colaboradores, clientes e parceiros, nossos serviços e produtos são feitos por pessoas e para pessoas. Isso apenas reforça a importância da gestão emocional no trabalho e também na gestão de pessoas. 

Um ambiente que atende bem a esses quesitos, possui melhor produtividade, maior retenção de pessoas, maior engajamento, maior potencial inovativo, maior qualidade de serviço e de atendimento ao cliente, e tudo isso é traduzido como valor aos clientes e parceiros. 

Não tenha dúvidas: se você quer melhores resultados nos seus negócios, invista nas pessoas! E nós, da Uppy, podemos te ajudar a tirar o melhor de você e da sua equipe. 

Entre em contato clicando aqui para saber mais! 

Nos encontramos numa próxima!

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