A gestão de pessoas nas empresas NUNCA MAIS SERÁ a mesma! O que já mudou e ainda vai mudar.

Blog Uppy

Aviso: o texto abaixo é um resumo da Live que aconteceu no dia 08/05.

Caso queria assistir o vídeo completo, acesse: https://bit.ly/live4uppy

===============================

Elaine Loureiro, sócia fundadora da Uppy fala sobre como o tema “Pessoas” nunca esteve tão fortemente posicionado nas pautas estratégicas das empresas. Como os RHs estão lidando com as dificuldades e trazendo contribuições no contexto atual? Neste encontro super especial, Elaine trouxe Veridiana La Selva que é fundadora da Potencial RH e Caroline Gonçalves que é membro do comitê de pessoas da ABPRH para refletir sobre os movimentos das empresas e principais temas de RH em pauta hoje, quais podem ser as iniciativas de sucesso neste momento de crise e pensar em oportunidades e perspectivas para o RH pós pandemia.


SOFT SKILLS

De fato, vivenciarmos momentos sem precedentes e o tema gestão de pessoas também precisa ser reinventado e acompanhado mais de perto pelos líderes e organizações; principalmente sob a ótica de nossos soft skills. A área de gestão de pessoas precisa estar atenta para encontrar as oportunidades sobre este momento, no que principalmente devemos repensar nossas estratégias de atuação. E fica a provocação, “O que o RH pode trazer como inovação?”

Quando falamos sobre colocar o RH no centro da estratégia, significa colocar as pessoas no centro da estratégia.

Temos hoje várias questões que estão sendo colocadas a mesa. Como por exemplo: adaptabilidade, colaboração, gestão de resultados, empatia (que é muito mais que necessária); que são temas não só importantes no momento de hoje, mas como também no retorno das pessoas ao ambiente de trabalho.

E como a área de pessoas pode responder de uma maneira rápida e ágil às questões vividas hoje?
Devemos expandir nossas preocupações não somente a relação da gestão de pessoas, mas a saúde emocional, saúde física, perspectivas – trabalhando principalmente na humanização as relações de trabalho.

O tema comunicação e transparência são principalmente imprescindíveis neste momento.
A humanização é de extrema importância, devemos nos humanizar nas relações pessoas, na forma de liderar, de executar nossos projetos. Daí que vem a necessidade de ter uma óptica mais sobre soft skills do que técnicos.


CULTURA

Como a cultura organizacional da sua empresa está ajudando no contexto de crise?
Voltamos recorrentemente sobre a importância de uma cultura muito bem trabalhada e instaurada na empresa. Falando nisso, você já viu nossa live sobre cultura? Acesse o link para conferir na íntegra: https://bit.ly/live3uppy

A cultura não só reflete os direcionadores organizacionais, mas também como cuidamos dos nossos profissionais? Como lidamos com a saúde mental destas pessoas?


LIDERANÇA EM FOCO

É interessante pois observamos que o líder acaba se tornando um termômetro neste processo. Vale ressaltar que devemos cuidar muito bem dos nossos líderes, pois o momento coloca a prova a preparação deles, como estão instrumentalizados e como aplicam seu trabalho na sua gestão.

Temos que refletir principalmente sobre a condição dos líderes, o quão estão preparados para gerir as pessoas neste momento? O quanto as empresas estão preparando e estabelecendo condições para os líderes, e estes, para que estejam em condições de aplicar estratégias de sucesso para superar o contexto vivido.

Os líderes da sua empresa estão preparados para trabalhar sob pressão ou delegar tarefas?

“O RH precisa passar por um processo de transformação. Construir um novo modelo de pensar, repensar a nossa forma – nossos processos – transformando a sua área de gestão de pessoas em uma área ágil.”

Deixe um comentário