05 Dicas para aumentar a sua PRODUTIVIDADE

Blog Uppy

No elevador, talvez um assunto que você não aguente mais, é:
“A cada ano que passa, parece que ele passa mais rápido!”.

Será?

Ou será que a cada ano, você tem mais tarefas e responsabilidades?

Tudo isso se resulta em uma rotina louca em que vivemos onde em nenhum lugar (dando os devidos créditos à tecnologia) temos mais sossego.

 

Inúmeros grupos no WhatsApp – inclusive de trabalho e talvez 10% produtivos –, notificações à tempo todo, tudo na palma da mão e cada vez menos particularidade.

Mas você já parou pra pensar que um dia sempre teve e terá 24 horas ou 86.400 segundos?

 

A questão é que cada vez você terá mais coisas para fazer no mesmo tempo, e quando aumenta essa quantidade a impressão que dá é de faltar tempo mesmo. Portanto, aqui vão algumas dicas para sua melhor organização.

 

1ª DICA: Organize-se. Ao pé da letra mesmo (funciona e não dói, mas é segredo tá?!).

Liste todas as suas atividades, ordene-as, classifique-as, dê a importância e a prioridade necessária para cada uma. Deixe em um lugar de fácil acesso e que você possa sempre estar acompanhando.

 

2ª DICA: Aplique inteligência à sua lista.

Lembra quando mencionamos “ordene-as, classifique-as”?

Então se você já chegou até aqui eu vou te contar dois segredos.

Segredo 01:

Existe diferença entre EFICIÊNCIA e EFICÁCIA. Como aplicar?

O EFICIENTE é a pessoa que lista suas atividades uma a uma e então nesta ordem do “lembrei que tinha que fazer” você vai concluindo-as.

O EFICAZ é, além de fazer uma lista, separar o que é prioridade zero, seguindo das mais importantes para as menos importantes.

 

Segredo 02:

Na sua vida profissional, você sempre encontrará dois tipos de atividades, o REATIVO e o CRIATIVO.

REATIVO é aquele que você já sabe e está habituado a fazer, não necessita de esforço – rotina.

CRIATIVO é aquele que há necessidade de desenvolvimento, de maior concentração, “cabeça fresca” e leva mais tempo muitas vezes – novas demandas por exemplo.

Portanto: separe o trabalho criativo do reativo. Priorize o criativo na parte da manhã enquanto estiver mais descansado, muitas vezes nem tente fazer tudo de uma vez – fracionar este trabalho em alguns dias se possível ajuda. Depois faça o reativo, no qual você já faz quase que no automático.

 

Continuando as dicas…

 

3ª DICA: O mais importante depois disso tudo é o desenvolver suas demais habilidades…

Ou seja: gerencie suas atividades. Como?

Simples: Analise sua função, atividades e responsabilidades como se fosse em 3ª pessoa. Olhe-as por cima, não somente focado no OPERACIONAL. Analise, amplie seu campo de visão sobre você mesmo, administre eventuais conflitos, processos e situações. Seja o seu próprio gestor.

Exemplo: quando for tirar uma dúvida com alguém, imagine-se como se alguém viesse lhe tirar essa dúvida! Antes de responder “não sei”, se esforce. 😉

 

4ª DICA: Não Procrastine

Parece até um palavrão né? Mas sem dúvida ele é menos feio do que você pode fazer consigo mesmo. Olhar as notícias pela manhã na internet, redes sociais, revistas, jornais e etc (qualquer coisa que não faça parte do seu trabalho) é interessante e importante até, mas não deixe passar mais que 5 minutos.

 

5ª DICA: Use a Tecnologia

Lembra da vilã que mencionamos mais acima? Do mesmo jeito que ela pode te atrapalhar, ela pode lhe ajudar.

Existem hoje vários aplicativos e sites gratuitos de organização pessoal / profissional. Usufrua deles!

 

“Trabalhe duro em silêncio, deixe o seu sucesso fazer barulho”

Luis Rocamora.

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